quarta-feira, 13 de junho de 2012

A agricultura Brasileira e a Rio +20.

        A Rio+20 é uma Conferência de lideres Mundiais, é um dos maiores encontros mundiais sobre o desenvolvimento sustentável do nosso tempo", Como principal assunto abordado na conferencia, contribuindo para a mais ampla conscientização nas questões ambientais e sociais da humanidade.
         Na questão da Agricultura Brasileira, que de uma forma ou de outra o Pais tem um grande potencial de produção e ainda podem ser exploradas, em razão de sua tecnologia, áreas agricultáveis que estejam dentro da norma das leis que possa ser explorada e mecanização tecnificada. Mais não adianta sermos lideres em produção de alimentos podendo ser alto sustentável, alimentando todo Pais e ainda sendo exportado uma grande parte de grãos produzidos em terras Brasileiras, sendo alimento na mesa de todo o mundo. Temos que seremos exemplo em Desenvolvimento Sustentável, produzir de acordo com as questões Ambientais, obtendo crescimento econômico, social e principalmente a preservação ambiental como: respeitando Áreas de preservação permanente, recursos hídricos, nascentes, matas ciliares, encostas de morros e outros recursos naturais.
       Agora é o momento de colocar na balança as questões ambientais relacionadas a agricultura e tantas outras áreas de atuação. Analisar os efeitos destas atividades e amenizar o máximo de forma coerente a produção e a situação que se encontra a agropecuária. Esse tema já vendo sendo debatido desde a ECO-92, que teve como objetivo conciliar o desenvolvimento econômico com a proteção do ambiente. Em junho de 2012 acontecerá o evento Rio + 20 e cabe uma análise da evolução e das mudanças que ocorreram na agricultura brasileira, nesses 20 anos.
       O assunto vendo sendo debatido a 20 anos, para amenizarmos as emições de gases, uso racional da terra, respeitar as áreas de preservação, e os resultados estão sendo visíveis que no passar destes anos o desenvolvimento sustentável, está acontecendo com o passar dos anos em todas as atividades.
       No caso da agricultura os impactos positivos estão cada vez mais presente na redução dos gases emitidos, a área sob plantio direto, as produções de grãos por unidade de área (hectare), redução no consumo de combustíveis com a adoção do plantio direto, a eficiência no uso de água, aumento na retenção da mesma no solo e na eficiência da irrigação. Todos esses fatores foram positivos nos últimos anos, então demostra que algo está sendo feito, mais de forma lenta. Desta forma, que a Rio + 20 possa acrescentar formar novas de como preservas nossos recursos naturais e determinaram as mudanças necessárias para o benefício de toda a sociedade.


Veja opinião sobre a evolução e a contribuição da agricultura nesse período da Rio+20, publicado na Revista Plantio Direto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário